A Mundo oferece quatro atividades especializadas e duas oficinas, além de oficinas curriculares como as de literatura, de culinária e de artes plásticas. Todas fazem parte da rotina das crianças desde o berçário. Não há taxa extra para participação e o material pedagógico é distribuído sem custo adicional.

Inglês

Assim como todas as especializadas oferecidas pela Mundo, o inglês faz parte da rotina de todas as nossas turmas, desde o berçário. Em dois dias da semana, as crianças participam de aulas de inglês e, nos outros três, desfrutam da vivência – o programa Every Day English. Assim, o ensino da língua, de forma lúdica e adequado à faixa etária das crianças, está presente na Mundo todos os dias.

Na vivência, as noções de inglês são incorporadas às atividades do dia a dia: alimentação, brincadeiras no pátio, atividades pedagógicas. A parceira da Mundo nas aulas de inglês é a Learning Fun – Inglês para Crianças, com um método de ensino que faz com que as crianças aprendam de forma natural e divertida.

Musicalização

Professor de música há mais de 20 anos, Bob Bopsin é parceiro da Mundo na Musicalização para Crianças. O educador interage com os alunos utilizando instrumentos como teclado, violão, guitarra e percussão, mesclando música, histórias, teatro e brincadeiras. Suas aulas são conhecidas como espetáculos de música e aprendizagens, já que ele interage com os pequenos, tornando-os atuantes nas atividades. Formado em violão clássico e Magistério, tem especialização em teatro, contação de histórias, fantoches, canto coral, mágicas, psicologia infantil e literatura infantil. E mescla todo esse conhecimento em suas atividades.

Em 2019, Bob ganhou o reforço de Andiara Lino, da Canta e Conta. Ela trabalha com Educação Musical para Crianças desde 2003. Com licenciatura em Música, Andiara é especialista em Educação Infantil pela UFRGS. A professora participou do CD “Conversa de Bicho” que, em 2005, ganhou o Prêmio Açorianos na categoria Melhor CD Infantil.

Educação Ambiental

Sempre na busca do desenvolvimento integral de nossas crianças, a Mundo inseriu no currículo aulas especializadas de educação ambiental. Em formato de oficinas práticas, a engenheira agrônoma Viviane Pretz ministrará aulas semanais para as turmas Maternal B, Jardim A e Jardim B.

A Mundo acredita que não há aprendizagem mais efetiva do que aquela que envolve a experiência. E o contato com a natureza oportuniza o exercício da empatia e respeito com o meio, bem como promove de forma concreta a compreensão sobre os tempos de plantio e colheita. Além disso desperta curiosidade acerca dos processos naturais e maior aceitação dos alimentos. Gurizada, é hora de colocar a mão na terra.

Com certeza colheremos os frutos dessa experiência, cidadãos conscientes, responsáveis, respeitosos e envolvidos com a preservação do meio em que vivem.

VIVIANE PRETZ

Viviane Pretz, Vivi, como gosta de ser chamada, é engenheira agrônoma, mestre em Fitotecnia (técnica de estudo das plantas) e Doutora em Sanidade Vegetal, além de idealizadora do Projeto Plantar, Colher e Cozinhar, que colocará em prática na Mundo.

“Os objetivos são despertar o interesse dos alunos pela natureza, que entendam o que é educação ambiental e sustentabilidade. Iniciar conceitos de reciclagem e desperdício, além de criar hábitos de alimentação saudável”, destaca Vivi Pretz.

Psicomotricidade

As aulas de psicomotricidade são ministradas pelo professor João Eli de Oliveira, formado em Educação Física e pós-graduado em psicomotricidade infantil. João Eli trabalha com crianças há mais de 20 anos e, há três, está na Mundo. A atividade ajuda a criança a ter noção do próprio corpo e do espaço. A partir dela, os pequenos conseguem elaborar melhor os movimentos e o que está a volta. Lateralidade, organização e noção espacial são trabalhadas nas aulas do professor João Eli, que agrega a Educação Física por meio de jogos e brincadeiras, fazendo com que os alunos tenham as primeiras noções sobre esportes.

Lego Education

A partir de 2020, nossa escola irá oferecer, sem custo adicional, oficinas de Lego Education durante o turno da manhã para crianças a partir do mini-maternal. Com recursos lúdicos que envolvem os blocos LEGO® e materiais curriculares, as crianças são estimuladas a diferentes habilidades. Os conjuntos LEGO Education foram desenvolvidos de forma a encorajar os alunos a serem mais investigativos e construírem o conhecimento por meio das próprias vivências. O aprendizado é consequência de experiências, desafios e criações em equipe, tendo em vista o aprendizado e o desenvolvimento de conceitos como Cultura Maker, Robótica e programação.

Educação Financeira

A partir de 2020, os alunos dos jardins A e B terão aulas de educação financeira sustentável com a Repense. O objetivo é ensinar a criançada a utilizar o dinheiro com inteligência e responsabilidade mas, claro, de uma maneira divertida. As oficinas envolvem jogos e dinâmicas e abordam temas como sonhos, planejamento, desejos, consumo e consumismo, valor, preço, troco. Termos e ações como repensar, reutilizar, reciclar, necessário e supérfluo também farão parte das atividades. As oficinas trabalham com metodologia ativa, na qual a criança experimenta suas próprias decisões de gasto e poupança. As atividades também valorizam a satisfação pessoal e estimulam o uso ordenado dos recursos financeiros e naturais.

Cia Lúdica

Quem tem criança na família sabe o quanto os pequenos curtem a Cia Lúdica. Na Mundo, a expressão corporal é trabalhada pela companhia em todas as turmas. A ludicidade dá vida a brincadeiras, sonhos e momentos especiais. Idealizada por Neka Sanford, uma apaixonada pelo teatro, a Cia Lúdica trabalha a ludicidade cênica, corporal e musical para aproximar as crianças do mundo artístico, por meio de experiências lúdicas e prazerosas.