“A criança é o centro do planejamento curricular; é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.”

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O trecho da Resolução nº 05/2009, do Conselho Nacional de Educação, traduz a essência do que é aplicado, dia a dia, na Mundo. A escola aborda os eixos temáticos estabelecidos para se trabalhar na primeira infância: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, identidade e autonomia, natureza e sociedade. O interesse e as necessidades dos alunos estão em primeiro lugar, contemplando o desenvolvimento de cada área do conhecimento de forma contextualizada e integrada. Jogos, brincadeiras, canções, histórias, rodas de conversa e todas as demais atividades e experiências vivenciadas pelas crianças na escola têm foco no crescimento pleno de cada uma delas. Para a Mundo, a aprendizagem está diretamente vinculada à afetividade e à interdependência da relação com o outro.

A equipe da escola conhece a história de vida de suas crianças e contextualiza as realidades existentes em um trabalho pedagógico diário, voltado à socialização. Inclusivo, o currículo contempla práticas que se inclinam ao trabalho coletivo e à vida em sociedade. Dentro da proposta da escola, a inclusão se dá de uma forma natural e transversal, tendo o professor como um mediador atento às diversas formas com as quais se pode favorecer esse processo.

A coordenação pedagógica da Mundo é responsabilidade de Natália Mansan, especialista em Gestão da Educação que, há mais de 16 anos, trabalha com Educação Infantil. “Na nossa metodologia por projetos, os temas surgem de acordo com a demanda das crianças, da curiosidade ou da necessidade delas”, comenta.

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Nossas Turmas

Nosso trabalho pedagógico possibilita o contato com diferentes materiais, para que as crianças consigam ampliar o conhecimento de mundo. As brincadeiras e atividades propostas promovem a autonomia e a autoria dos bebês por meio de experiências que sejam significativas para eles. Os elementos naturais, como areia, água, folhas, argila, pedras, alimentos e temperos, são matérias-primas para as produções realizadas nesta faixa etária. O trabalho exploratório é, também, educativo.

O planejamento pedagógico nessas turmas contempla diferentes experiências sensoriais. Neste período, a criança aprende por meio dos sentidos que, ao serem estimulados, contribuem significativamente para o desenvolvimento neurológico dela. As competências são desenvolvidas à medida que a criança experimenta o mundo ao seu redor. Nossa programação semanal inclui experiências com diferentes imagens, texturas, sabores, aromas e sons, possibilitando aos pequenos oportunidades de observação, exploração e criação.

As crianças dessa faixa etária geralmente já nomeiam tudo o que observam ao redor. Por isso, é necessário um currículo que contemple o aprimoramento da oralidade e a compreensão de como o mundo se organiza. Em nosso planejamento, contamos com atividades de estímulo ao raciocínio lógico. As crianças exploram e nomeiam semelhanças e diferenças entre características e propriedades dos objetos. Também são estimuladas a identificarem relações espaciais e temporais e já utilizam conceitos básicos de tempo, como agora, antes, durante e depois. Por meio de jogos e brincadeiras, as turmas são instigadas com noções de quantificação, classificação, seriação e conservação.

Nessas turmas, valorizamos o trabalho em equipe. Nesta faixa etária, a relação das crianças com seus pares tem um papel primordial em seu desenvolvimento. O trabalho pedagógico promove as competências sociais e afetivas e, por meio do brincar, busca a conquista de atitudes de cuidado e solidariedade. As crianças são incentivadas a respeitarem regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras. Compartilham situações de cuidado com a natureza e com os espaços coletivos. Com as turmas de Maternal B, realizamos algumas saídas de campo para que os conhecimentos sejam enriquecidos a partir de vivências fora do ambiente escolar.

Nesta penúltima etapa da Educação Infantil, os conhecimentos linguísticos estão entre os aspectos de maior relevância. As crianças de Jardim A são desafiadas diariamente a se expressarem por meio da linguagem oral e escrita, sinalizando necessidades, desejos e opiniões. Elas são estimuladas a resolverem conflitos por meio do diálogo, incentivadas à escrita espontânea, aos registros fotográficos, ao desenhar, entre outras formas de expressão. Nosso planejamento pedagógico trabalha de forma a enriquecer o vocabulário das crianças, desenvolvendo repertório para criação de novas histórias. O contato com o mundo letrado desperta o desejo de desvendar os códigos e utilizá-los em situações do cotidiano.

As crianças do Jardim B são provocadas a agirem de maneira ainda mais independente, com confiança nas próprias capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações. Por se tratar de um ano de despedida da Educação Infantil, realizamos um trabalho de transição, oportunizando a elas, ao final do ano letivo, uma bagagem significativa para o ingresso no Ensino Fundamental. Ao fim deste ciclo, uma cerimônia de formatura marca o encerramento de uma etapa. Nesta idade, criança aprende de forma concreta e, por isso, precisa experimentar, visualizar, sentir e tocar.