A Mundo

A primeira infância é feita de descobertas, aprendizado e afeto, muito afeto. Por isso, o respeito e o amor à criança norteiam o nosso trabalho na Mundo Educação Infantil. Aqui, a capacidade de entendimento dos alunos é valorizada. Nossa equipe ouve com atenção e busca entender o que a criança quer, demanda ou necessita. O atendimento acolhedor é uma marca dos nossos gestores e de todos os nossos profissionais. O bem-estar da criança está sempre em primeiro lugar.

Nossa equipe é consolidada e a diretora administrativa Ana Paula Mohr acompanha toda a rotina da instituição e o dia a dia dos alunos. Uma das maiores preocupações dos pais, a adaptação, pode ser acompanhada pelos responsáveis e respeita o tempo das crianças, sem imposição de prazos. A observação do ritmo de cada criança é considerada em momentos de transição, como o desfralde.

img-fluid
img-fluid

Nossos ambientes são pensados de forma a despertar a curiosidade e estimular o interesse das crianças por meio de experiências e aprendizagens. As relações estabelecidas entre equipe, alunos e famílias potencializam essa característica. A construção do currículo tem por base uma parceria entre a família e a escola, na qual o aluno é realmente o centro do processo e o objetivo é o melhor desenvolvimento dele.

As nossas atividades, experiências ou programações são elaboradas considerando cada um dos aspectos e etapas desse desenvolvimento, com foco em uma educação integral. Tudo para que as crianças se tornem cooperativas, críticas, curiosas, confiantes na própria forma de agir e de aprender e avancem no desenvolvimento da autonomia.

Proporcionamos um ambiente seguro. A Mundo é reconhecida como “Creche Segura” pelo Programa Escola Segura. Nossas salas são totalmente adaptadas para as faixa-etárias que recebem, o prédio tem piso emborrachado e contamos com a parceria de uma empresa de vigilância. A escola também é credenciada pelo Conselho Municipal de Educação, conforme parecer do CME/POA número 32/2019 e tem todos os alvarás necessários para funcionamento, incluindo o de Saúde e o PPCI.

Outras características que prezamos são a flexibilidade e a personalização do atendimento. A direção ouve e entende as necessidades dos pais e das crianças, de forma a se adaptar às rotinas da família em relação a horários de chegada, saída e até mesmo das refeições, quando preciso.

 

Por tudo isso, convidamos você a trazer seus filhos e conhecer a Mundo. Não é preciso agendar visita.

Nossa Equipe

Um dos segredos da Mundo para garantir o clima amoroso e acolhedor da escola é o investimento no bem-estar e na valorização dos nossos funcionários. Acreditamos que é muito importante que a equipe toda se sinta bem, pois é ela quem está na ponta no atendimento às crianças. O resultado é uma equipe unida, com envolvimento de todos os funcionários na construção de um ambiente de afeto.

Também acreditamos em experiência e formação. Mesmo sem a exigência legal, todos os professores da Mundo são formados em Pedagogia. As auxiliares têm curso de educadores assistentes. Os docentes atuam em tempo integral na instituição, sem que precisem dividir o tempo e a atenção entre outras instituições.

Os educadores da escola têm acesso irrestrito ao material pedagógico, o que estimula a criatividade e o livre pensar das atividades.

img-fluid

Conheça a Equipe

img-fluid

ANA PAULA MOHR

Diretora Administrativa

Diretora administrativa da Mundo, Ana Paula é pós-graduanda em Psicopedagogia e uma presença constante em todas as rotinas da escola e no dia a dia das crianças. Atua na gestão de escolas de Educação Infantil desde 2011 e é reconhecida por crianças e pais pela afetuosidade e dedicação com as quais cuida de seus alunos. A ligação da família de Ana Paula com os cuidados à primeira infância começou quando a avó dela, dona Ivone, abriu uma das primeiras escolas de Educação Infantil de Cachoeira do Sul, a Branca de Neve. Foram mais de 40 anos atuando no desenvolvimento de crianças.

Filha de professores, Ana Paula se formou em Relações Públicas e trabalhou na Gerdau até 2011, quando se tornou sócia de uma escola de Educação Infantil de Porto Alegre. Em 2015, ela e o marido, Leonel Chaves, investiram na Mundo. Os dois são pais de Ricardo, aluno da escola, e estão à espera de Helena, que também dará os primeiros passos na instituição.

“Nasci para isso. Faço o que amo. Na Mundo, nosso principal diferencial é o afeto. Entendemos que a criança precisa ser respeitada, sem ter sua capacidade de entendimento subestimada”.

img-fluid

LEONEL CHAVES

Diretor Financeiro

Diretor financeiro da Mundo, Leonel se viu contagiado pela paixão da esposa, Ana Paula Mohr, pela missão de educar e comandar um ambiente de amor, respeito e aprendizado. Ficam nas mãos dele todos os projetos de ampliação e melhorias feitas na Mundo, tais como o pátio de água e a quadra de esportes. Leonel está sempre de olho em oportunidades de melhorias e investimentos que ajudem no desenvolvimento das crianças.

“Temos orgulho do que oferecemos aos nossos alunos. Fazemos investimentos constantes nos ambientes, valorizamos nossa equipe. Também trazemos para a escola atividades especializadas comandadas por excelentes profissionais.”

img-fluid

NATÁLIA MANSAN

Coordenadora Pedagógica

A coordenadora pedagógica Natália Mansan é graduada em Pedagogia pela PUCRS, onde também se especializou em Gestão da Educação. Trabalha com Educação Infantil há 16 anos. Para ela, o mais encantador em acompanhar o desenvolvimento infantil é participar dos primeiros encontros das crianças com o mundo. A coordenadora pedagógica explica que, nos primeiros anos de vida, a criança desfruta da experiência da primeira vez em diferentes ocasiões – desde um encontro com borboletas até experimentar pular em uma poça de água ou manusear elementos da cozinha. Ela explica que a criança desta faixa etária tem encantamento, espanto e curiosidade, fatores que impulsionam a aprendizagem.

 “Os adultos envolvidos com a educação das crianças pequenas podem facilitar o processo de aprendizagem de novas habilidades, pois existe uma janela de oportunidades neste período da vida.”

img-fluid

MICHELE LANG

Supervisora Administrativa

Formada em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Michele Lang é pós-graduada em Gestão e Docência no Ensino Superior. Tem experiência como administradora de empresas, assessora de Recursos Humanos e, hoje, é a responsável pela supervisão administrativa da Mundo. Também dedica parte do tempo a voluntariado, tendo trabalhado desta forma como tesoureira da Associação Cultural e Beneficente Ilê Mulher e na Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale).

img-fluid

MARIANA LOPES DE BRITO

Nutricionista (CRN-2-8181)

Doutora e mestre em Saúde da Criança e do Adolescente e especialista em Nutrição Materno Infantil, a nutricionista Mariana Brito considera que o principal, quando o assunto é alimentação na Educação Infantil, é o planejamento do cardápio. Ele precisa ser organizado de forma a oferecer uma alimentação saudável e a estimular o consumo de produtos novos e diferentes. Mas também preparado com a parceria de fornecedores de excelência, tendo a garantia de que a qualidade de cada produto está assegurada.

Na Mundo, Mariana organiza cardápios com produtos predominantemente orgânicos, mas que também priorizam os integrais e as preparações caseiras, sem industrializados. Ela destaca que a educação alimentar na primeira infância é fundamental para ajudar a criar hábitos saudáveis para toda a vida. O contato com alimentos diferentes amplia e ajuda na formação de um paladar variado. Com as professoras, Mariana ministra oficinas de culinária para a criançada, que têm por objetivo despertar a curiosidade e a vontade de experimentar. As atividades estão sempre ligadas a projetos desenvolvidos em sala de aula. Se o tema são as cores, as crianças produzem um bolo vermelho de beterraba, por exemplo.

“Quanto maior a variedade, quanto mais a criança for exposta a alimentos diferentes, maior a chance de aceitação”.

img-fluid

SOLANGE LOMPA TRUDA

Psicóloga (CRP 07/02.345)

Psicóloga formada pela PUCRS, Solange Lompa Truda é especialista em psicoterapia infantil e familiar. Atua na área desde 1983 e, na Mundo, tem uma rotina semanal de atendimento às famílias e aos educadores, estando na escola duas vezes por semana. A profissional também conduz atividades de capacitação continuada junto aos educadores, palestras aos pais e familiares e oficinas às crianças.

Os temas normalmente surgem de demandas das turmas. Desfralde, mordidas, agressividade, características evolutivas, limites, transição para o Ensino Fundamental e autonomia estão entre os assuntos trabalhados.

“Na Educação Infantil, a psicologia precisa ser trabalhada com a família, a equipe pedagógica e o aluno. O manejo entre pais e professores precisa estar alinhado.”

Serviço de Psicologia

Especializada em psicologia infantil e familiar, Solange Lompa Truda é responsável pelo serviço de psicologia de nossa escola. Orientação às famílias sobre o desenvolvimento das crianças e formação continuada aos educadores estão entre as atividades da profissional.

A psicóloga está na escola duas vezes por semana e, além do atendimento individual, também ministra palestras a pais e familiares. Os temas normalmente surgem de demandas das turmas. Desfralde, mordidas, agressividade, características evolutivas, limites, processos de transição e autonomia estão entre os assuntos trabalhados. 

Outra iniciativa de nossa escola é promover oficinas junto às próprias crianças, sobre questões como a chegada de um irmãozinho, o  momento de largar a mamadeira ou a chupeta. As atividades são realizadas de forma lúdica e com suporte na literatura infantil e têm um caráter de aprendizagem.