O trecho da Resolução nº 05/2009, do Conselho Nacional de Educação, traduz a essência do que é aplicado, dia a dia, na Mundo. A escola aborda os eixos temáticos estabelecidos para se trabalhar na primeira infância: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, identidade e autonomia, natureza e sociedade. O interesse e as necessidades dos alunos estão em primeiro lugar, contemplando o desenvolvimento de cada área do conhecimento de forma contextualizada e integrada. Jogos, brincadeiras, canções, histórias, rodas de conversa e todas as demais atividades e experiências vivenciadas pelas crianças na escola têm foco no crescimento pleno de cada uma delas. Para a Mundo, a aprendizagem está diretamente vinculada à afetividade e à interdependência da relação com o outro.
A equipe da escola conhece a história de vida de suas crianças e contextualiza as realidades existentes em um trabalho pedagógico diário, voltado à socialização. Inclusivo, o currículo contempla práticas que se inclinam ao trabalho coletivo e à vida em sociedade. Dentro da proposta da escola, a inclusão se dá de uma forma natural e transversal, tendo o professor como um mediador atento às diversas formas com as quais se pode favorecer esse processo.
A coordenação pedagógica da Mundo é responsabilidade de Natália Mansan, especialista em Gestão da Educação que, há mais de 16 anos, trabalha com Educação Infantil. “Na nossa metodologia por projetos, os temas surgem de acordo com a demanda das crianças, da curiosidade ou da necessidade delas”, comenta.